Em uma nota de pesquisa divulgada hoje pela empresa de investimentos Haitong International Securities, o analista Pu reiterou sua crença de que os modelos iPhone 16 Pro estarão equipados com o modem Snapdragon X75 da Qualcomm. No entanto, ele espera que o iPhone 16 padrão e o iPhone 16 Plus mantenham o modem Snapdragon X70 presente em todos os modelos do iPhone 15. Essa diferenciação de modem entre os modelos padrão e Pro representaria uma mudança na estratégia da Apple.
Anunciado em fevereiro de 2023, o Snapdragon X75 apresenta melhorias na agregação de operadoras e outros avanços tecnológicos para velocidades de download e upload 5G mais rápidas em comparação com o X70. De acordo com o The Verge, o transceptor 5G combinado de ondas milimétricas (mmWave) e sub-6GHz do modem ocupa 25% menos espaço na placa de circuito e consome até 20% menos energia.
O Snapdragon X75 também suporta o mais recente padrão “5G Advanced”, descrito como “a próxima fase do 5G” e uma “evolução em direção ao 6G”. O 5G Advanced incluirá aprimoramentos em inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar o desempenho do 5G, além de expandir o 5G para tipos adicionais de dispositivos e casos de uso.
É provável que a Apple destaque o suporte ao 5G Advanced nos modelos iPhone 16 Pro, assim como fez com o LTE Advanced no iPhone 6s em 2015.
Há rumores de que a Apple esteja trabalhando em seu próprio modem 5G para iPhones desde 2018, mas o projeto, segundo relatos, enfrentou desafios de desenvolvimento, e não se espera que o modem seja anunciado antes de 2025 ou posteriormente, caso se concretize. Enquanto isso, a Apple estendeu seu acordo de modem 5G com a Qualcomm até 2026.
A previsão é que a Apple anuncie a linha de iPhones 16 em setembro.